A coluna vertebral é o nosso eixo vertical de sustentação. Como o próprio nome diz, é uma "coluna" de estruturas ósseas chamadas vértebras, umas sobre as outras, separadas por "amortecedores".     

      As vértebras unem-se umas as outras através dos discos intervertebrais e das articulações facetárias (posteriores). Assim existem 3 articulações entre cada par de vértebras.

                                

Sua Coluna

O Disco Intervertebral

                

             O disco intervertebral é um "amortecedor" entre cada par de vértebras (uma em cima da outra).

             Ao mesmo tempo em que permite a mobilidade de nossa coluna vertebral, o disco realiza a absorção de choque/impacto e a transmissão e distribuição da carga do nosso corpo e da carga carregada.

             Ele absorve o choque entre as vértebras, sustentando-as, "equilibrando-as" adequadamente e, não menos importante, permite os movimentos da nossa coluna (por exemplo: dobrar a coluna ao nos sentarmos, estender a coluna ao nos levantarmos, etc), fornecendo firmeza e ao mesmo tempo flexibilidade para o segmento motor.

             É formado, basicamente, por um núcleo gelatinoso interno, o núcleo pulposo; e um anel fibroso ao redor do núcleo, o chamado ânulo fibroso.

                               

            A rede de fibras permite algum movimento relativo entre os feixes, fornecendo, consequentemente, certo grau de deformação discal durante a flexão e a extensão da coluna. Originalmente o anel fibroso mantém um certo grau de firmeza, estabilidade.

             Quando o núcleo interno se desidrata, o anel fibroso, periférico, perde parte desta firmeza, tornando-se mais frouxo.

             Isto, evidentemente, pode levar a um estado de microinstabilidade, ou seja, pode-se criar um movimento não natural, não fisiológico e podendo ocasionar a formação de abaulamento discal, protrusão discal ou mesmo hérnia discal.

IOT Blumenau - R. Hermann Hering, 362 - Bom Retiro

Tel: 047 3321-2222

Dr. Guilherme Schlusaz Morais - Cirurgia da Coluna Vertebral

  • Facebook Social Icon