Clinica ONE - Rua Sete de Setembro, 777 - Stein Office - Centro - Blumenau-SC
Sua Coluna
A coluna vertebral é o nosso eixo vertical de sustentação. Como o próprio nome diz, é uma "coluna" de estruturas ósseas chamadas vértebras, umas sobre as outras, separadas por "amortecedores".
As vértebras unem-se umas as outras através dos discos intervertebrais e das articulações facetárias (posteriores). Assim existem 3 articulações entre cada par de vértebras.
O Disco Intervertebral
O disco intervertebral é um "amortecedor" entre cada par de vértebras (uma em cima da outra).
Ao mesmo tempo em que permite a mobilidade de nossa coluna vertebral, o disco realiza a absorção de choque/impacto e a transmissão e distribuição da carga do nosso corpo e da carga carregada.
Ele absorve o choque entre as vértebras, sustentando-as, "equilibrando-as" adequadamente e, não menos importante, permite os movimentos da nossa coluna (por exemplo: dobrar a coluna ao nos sentarmos, estender a coluna ao nos levantarmos, etc), fornecendo firmeza e ao mesmo tempo flexibilidade para o segmento motor.
É formado, basicamente, por um núcleo gelatinoso interno, o núcleo pulposo; e um anel fibroso ao redor do núcleo, o chamado ânulo fibroso.
A rede de fibras permite algum movimento relativo entre os feixes, fornecendo, consequentemente, certo grau de deformação discal durante a flexão e a extensão da coluna. Originalmente o anel fibroso mantém um certo grau de firmeza, estabilidade.
Quando o núcleo interno se desidrata, o anel fibroso, periférico, perde parte desta firmeza, tornando-se mais frouxo.
Isto, evidentemente, pode levar a um estado de microinstabilidade, ou seja, pode-se criar um movimento não natural, não fisiológico e podendo ocasionar a formação de abaulamento discal, protrusão discal ou mesmo hérnia discal.