A dor lombar é 2ª causa mais comum de visita ao clínico geral no mundo. 30% da população mundial neste momento apresenta dor nas costas e 80% terá algum episódio durante a vida.

O tratamento da dor lombar depende da história do paciente, do tipo e gravidade da dor. A grande maioria dos casos melhora em seis semanas sem cirurgia e os exercícios de dor lombar quase sempre fazem parte de um plano de tratamento. Se a dor persistir ou piorar, procedimentos diagnósticos e cirúrgicos mais complexos podem ser recomendados.

Dor lombar (dor nas costas)

REPOUSO

Cessar a atividade por alguns dias permite que tecido lesionado se recupere, aliviando a dor lombar. No entanto, ficar totalmente parado por muito tempo pode levar a um enfraquecimento dos músculos, e músculos fracos sofrem para apoiar adequadamente a coluna vertebral, gerando dor. Pacientes que não exercem atividades regulares para desenvolver força e flexibilidade são mais propensos a apresentar dor lombar recorrente ou prolongada.

CALOR E GELO

 Terapia de calor e / ou frio ajuda a aliviar a maioria dos tipos de dor lombar, reduzindo a inflamação. Calor e gelo podem ser usados, de acordo com a resposta do paciente. Ambos podem ser usados alternadamente.

MEDICAMENTOS

Uma grande variedade de medicamentos está disponível para ajudar a reduzir a dor lombar. Muitos medicamentos reduzem a inflamação, que muitas vezes é uma causa de dor, enquanto outros trabalham para inibir a transmissão de sinais de dor de chegar ao cérebro. Cada medicamento tem riscos específicos, possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas que precisam ser avaliadas por um médico.

EXERCÍCIOS PARA DOR LOMBAR

 O exercício é um elemento-chave de quase qualquer plano de tratamento de dor nas costas. Normalmente, um programa de exercícios será desenvolvido e ensinado por um profissional de saúde da coluna vertebral, como um fisioterapeuta, quiroprático ou educador físico, e incluirá três componentes: analgesia, alongamento e fortalecimento. Os exercícios são feitos melhor através de um programa controlado, progressivo, com a meta de construir para uma coluna mais forte, mais flexível. 

INFILTRAÇÕES EPIDURAIS DE ESTERÓIDES

Uma alternativa é injetar esteróides diretamente na área dolorosa para reduzir a inflamação. Os esteróides têm a função de fornecer alívio da dor suficiente para permitir que os pacientes retornem às suas atividades cotidianas.

CIRURGIA

A cirurgia é quase sempre decisão do paciente. Um cirurgião de coluna qualificado será capaz de explicar os prós e contras de cada procedimento. Para ciática, laminectomia e microdiscectomia têm demonstrado reduzir significativamente os sintomas da dor, aliviando a pressão sobre as raízes nervosas comprimidas. Artrodese, que é usada para cessar o movimento entre duas ou mais vértebras, apresenta bons resultados por retirar a mobilidade de um segmento doloroso, e tem indicações específicas.

 A listagem acima não inclui todos os tratamentos possíveis para a dor lombar, mas discorre sobre os mais comuns. É aconselhável procurar um especialista da coluna para determinar a causa subjacente de sua dor lombar e começar o tratamento adequado.

Clique aqui para agendar sua consulta. 

IOT Blumenau - R. Hermann Hering, 362 - Bom Retiro

Tel: 047 3321-2222

Dr. Guilherme Schlusaz Morais - Cirurgia da Coluna Vertebral

  • Facebook Social Icon